Solidariedade Social em Revista – 28 de Maio a 02 de Junho de 2012

Padrão

Introdução: Este é um espaço de informação, que tem por objetivo passar em revista semanal, a atualidade portuguesa e internacional das principais notícias sobre o Terceiro Setor, a Política Social e o mundo da Solidariedade Social

28 de Maio de 2012

  • O ministro da Solidariedade e da Segurança Social elogiou o papel das instituições sociais na resposta rápida e de proximidade às pessoas, considerando-as “uma mão invisível na nossa sociedade”(Fonte: Jornal de Negócios)
  •  A campanha de recolha do Banco Alimentar saldou-se numa doação total de 2.644 toneladas de alimentos, mais 13,7% do que no ano passado.  (Fonte: RTP e Boas Notícias)
  • O ministro da Solidariedade e da Segurança Social disse em Santarém, que espera discutir com os parceiros sociais, ainda em junho, o sistema de proteção social para pequenos e médios empresários e comerciantes. (Fonte: Visão e Agência Financeira)

29 de Maio de 2012

  • Bolseiros afundados em dívidas: Estudantes de doutoramento com bolsa Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) estão há meses à espera de começar a receber. Há casos dramáticos de endividamento. E quem esteja no estrangeiro à beira de desistir. (Fonte: Sol)

30 de Maio de 2012

  • PSD e CDS chumbam alargamento a 15 anos do período de transição para idosos e carenciados. A maioria no Parlamento recusou aumentar para mais de cinco anos o período durante o qual as rendas antigas terão aumentos controlados. A justificação é que é ao Estado, e não aos senhorios, que compete fazer solidariedade social. (Fonte: Jornal de Negócios)
  • Instituições de solidariedade social e a empresa Microsoft Portugal assinam um protocolo que vai disponibilizar programas informáticos gratuitos às organizações sociais no valor de quatro milhões de euros anuais. (Fonte: Expresso)
  • A Comissão Europeia volta a questionar a duração máxima dos subsídios de desemprego em Portugal para os trabalhadores com mais tempo de descontos para a Segurança Social considerando que “ainda é muito longa”. (Fonte: Público)
  • As previsões da Comissão Europeia para as reformas em Portugal estimam um corte de 6% nas pensões para quem pedir a aposentação em 2015. (Fonte: Dinheiro Vivo e Agência Financeira)
  • O Ministério da Educação lançou na quarta-feira o programa “Escola Voluntária”,  para incentivar o trabalho em prol da comunidade.Uma iniciativa, que tem a colaboração do Ministério da Solidariedade e Segurança Social, destina-se a incentivar a integração da escola na comunidade, promover a iniciação ao voluntariado, valorizar esta atividade junto dos jovens e dinamizar o trabalho voluntário de todos os que nele queiram participar, segundo o Ministério da Educação. (Fonte: Jornal de Notícias)
  • O Governo já assinou mais de 200 contratos com instituições de todo o país para a criação de outras tantas cantinas sociais, destinando uma verba a rondar os 50 milhões de euros. ( Fonte: RTP)
  • As pensões de reforma atribuídas este ano vão sofrer uma penalização de 3,92%, em resultado do aumento da esperança média de vida, confirmam dados publicados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). (Fonte: TVI 24)

  • A integração das mulheres no mundo empresarial pode levar ao aumento da produtividade e criatividade das empresas. A conclusão é retirada de um debate organizado pela Câmara do Comércio América em Portugal (AmCham Portugal), em conjunto com a European Professional Women’s Network (EPWN).(Fonte: Jornal I)

31 de Maio de 2012

  • O consumo de drogas ilícitas estabilizou entre os jovens europeus de 16 anos, mas em países como Portugal aumentou o consumo de tabaco desde 2007, indica um estudo europeu divulgado esta quinta-feira. (Fonte: TVI 24)

  • O Pirilampo Mágico da Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social (Fenacerci) tem 25 anos e já rendeu 16 milhões de euros (Fonte: Público)

01 de Junho de 2012

  • O professor de Economia José Maria Castro Caldas disse esta sexta-feira em Coimbra, que o dinheiro emprestado pela troika a Portugal «não foi para pagar salários e pensões», mas para pagar a credores. (Fonte: Agência Financeira)
  • O Governo discutiu com os parceiros sociais um estudo sobre o desemprego, apurou o Diário Económico. Na reunião, convocada ontem, o Executivo deverá assumir previsões mais elevadas para o desemprego. (Fonte: Jornal Económico)
  • Num concurso organizado pela ONISEP – AGEFA PME, uma instituição francesa, a pensar em escolas de países europeus e do Norte de África,o trabalho dos alunos do PIEF da Escola Secundária com 2.º e 3.º ciclo Manuel Fernandes, em Abrantes, ganhou um dos cinco primeiros prémios. Ao todo concorreram 34 escolas de 15 países. (Fonte: Público)
  • O Governo decidiu rever em alta as previsões para o desemprego. Este ano, a taxa deverá chegar aos 15,5% e em 2013 crescerá para 16%. (Fonte: Público e RTP)
  • Portugal continua a registar uma subida da taxa de desemprego, que em Abril se fixou nos 15,2 por cento, uma décima acima do mês anterior, tendo o desemprego jovem aumentado para os 36,3 por cento, revela o Eurostat. (Fonte: Correio da Manhã)
  • Para combater o desemprego jovem, o ministro da Economia confirmou que o Governo está a preparar uma descida da Taxa Social Única, a contribuição das empresas para a Segurança Social. (Fonte: SIC Notícias e Jornal de Negócios)
  • A Autoridade Tributária e Aduaneira já transferiu os 6,6 milhões de euros doados pelos portugueses nas declarações de IRS de 2010 a 858 instituições de solidariedade social, revelou  Ministério das Finanças. (Fonte: SIC Notícias e Agência Financeira)
  • Três em cada dez crianças em Portugal são carenciadas, segundo um relatório da UNICEF sobre pobreza infantil que coloca o país quase no final da tabela dos 29 países europeus estudados. (Fonte: Visão e UNICEF)

02 de Junho de 2012

  • O secretário de Estado Marco António Costa prometeu hoje o empenho do Governo em alterar a legislação das farmácias sociais para permitir que instituições como as misericórdias possam gerir diretamente esses equipamentos sem ser através de sociedades comerciais. (Fonte: Sol, SIC Notícias e Jornal I)
  • O Governo já assinou mais de 200 contratos com instituições de todo o país para a criação de outras tantas cantinas sociais, destinando uma verba a rondar os 50 milhões de euros, revelou hoje o ministro da tutela (Fonte: Visão)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s